A chegada da Primavera é sempre um momento especial na Educação Infantil. As flores, cores e sons dessa estação encantam as crianças e oferecem oportunidades ricas para o aprendizado. Pensando nisso, preparei 4 propostas de atividades para a Primavera, todas alinhadas ao campo de experiência Traços, Sons, Cores e Formas da BNCC. Além de explorarem aspectos sensoriais e criativos, essas práticas estimulam a coordenação motora fina, a coordenação visomotora, a atenção e a criatividade.
Foto original – Autoria própria / Professora Samanta
Este artigo traz exemplos detalhados de como aplicar cada atividade em sala de aula, além de um vídeo explicativo com o passo a passo completo. Ao final, você encontrará também sugestões de links para aprofundar a prática pedagógica, como alfabetização na Educação Infantil, brincadeiras educativas e materiais pedagógicos para download.
Assista ao passo a passo em vídeo
Confira abaixo o vídeo com o tutorial completo das quatro atividades: Joaninha, Flor de Coração, Dobradura de Tulipa e Pintura com Garfo. Em seguida, apresento o detalhamento escrito de cada proposta.
Ir direto para:
Dica: prepare os materiais com antecedência para que a atividade flua com tranquilidade em sala. Depois, incentive as crianças a compartilharem suas produções. Isso reforça autoestima e engajamento!
Atividades de Primavera na Educação Infantil
1. Joaninha — colagem criativa com rolinhos de papéis coloridos.
A primeira proposta é a confecção de uma joaninha utilizando rolinhos de papéis coloridos.. Essa atividade trabalha coordenação motora fina, percepção visual e noções de simetria.
Materiais: canetinhas, folhas coloridas, cola, tesoura sem ponta e molde impresso (disponível gratuitamente no final do artigo).
Como realizar: recorte as peças do molde, faça o contorno do molde e recorte com a tesoura, depoise cole as peças montando a joaninha, faça os detalhes da folha e as bolinhas da asa da joaninha com canetinha. Cada criança pode personalizar sua joaninha.
Dica pedagógica: ao final, organize uma pequena exposição com as joaninhas criadas. Isso valoriza a produção coletiva e estimula a socialização.
2. Flor de Coração — cartão que vira flor
A segunda proposta é um cartão em formato de coração, que ao ser aberto se transforma em flor. Além de divertido, esse trabalho introduz noções de dobradura e proporção.
Materiais: papel colorido, tesoura, cola, canetinhas e lápis de cor.
Como realizar: recorte corações em papéis coloridos, dobre-os ao meio e cole em sequência, formando uma flor que se abre ao abrir o cartão. As crianças podem escrever mensagens ou decorar com desenhos.
Dica pedagógica: essa atividade pode ser associada a datas comemorativas, como Dia das Mães ou Dia da Primavera, incentivando a expressão afetiva.
3. Dobradura de Tulipa — flores de papel
A terceira proposta é a dobradura de tulipa, que trabalha raciocínio lógico, paciência e coordenação visomotora.
Materiais: papel colorido (preferencialmente quadrado), cola e palitos de picolé para os caules.
Como realizar: siga os passos de dobradura para formar a tulipa. Depois, cole o caule feito com palito e papel verde. As crianças podem criar um buquê coletivo para decorar a sala.
Dica pedagógica: incentive as crianças a escolherem as cores de suas flores, estimulando autonomia e tomada de decisão.
4. Pintura com Garfo — flores coloridas
A última proposta é uma pintura criativa utilizando garfo. A ideia é usar o objeto como carimbo para formar flores.
Materiais: tinta guache colorida, folhas brancas, pincéis e garfos de plástico ou metal.
Como realizar: mergulhe o garfo na tinta e pressione sobre o papel, formando pétalas. Varie as cores para criar diferentes tipos de flores. As crianças podem completar com caule e folhas usando pincel ou lápis de cor.
Dica pedagógica: aproveite para conversar com as crianças sobre as partes da flor, unindo arte e conhecimento científico de forma lúdica.
Molde para impressão
Molde - Joaninha
Molde - Flor de Coração
Conclusão
As quatro atividades propostas — Joaninha, Flor de Coração, Dobradura de Tulipa e Pintura com Garfo — são simples, acessíveis e altamente envolventes. Todas estão alinhadas ao campo de experiência Traços, Sons, Cores e Formas da BNCC, proporcionando um aprendizado integral e significativo.
Além do desenvolvimento motor e criativo, essas propostas favorecem a socialização, a autoestima e o prazer em aprender. Experimente adaptá-las de acordo com a faixa etária e os recursos disponíveis na sua escola ou em casa.
Gostou das ideias? Veja também outros conteúdos no blog: Como ensinar as quatro operações com objetos do cotidiano, Como os pais podem ajudar no processo de alfabetização, Atividades artísticas que estimulam a coordenação motora fina.